16 maio, 2016

Netflix começou como uma empresa de locação de DVDs. Conheça a história


A Netflix foi fundada em 1997 pelos empreendedores Reed Hastings e Marc Randolph como um serviço online de locação de filmes. Um ano depois, eles lançaram o site NetFlix por meio do qual era possível solicitar DVDs que chegavam por correio à residência das pessoas.

Em 1999, a Netflix lançou um serviço de assinatura mensal que oferecia locação ilimitada de DVDs. O cliente poderia escolher uma série de filmes no site e, à medida que devolvia os títulos pelo correio, a empresa enviava outros.

Com o sucesso do plano de assinaturas, a Netflix foi oferecida, em 2000, para a rede de locadoras Blockbuster, sua principal concorrente na época, que não fechou o acordo por não acreditar que o negócio seria promissor. Dez anos depois, a Blockbuster pediu falência nos Estados Unidos.

As ações da Netflix começaram a ser negociadas na Nasdaq em maio de 2002. Com a oferta pública de ações a empresa levantou US$ 82,5 milhões. Na época, a Netflix tinha 600 mil assinantes e um catálogo com mais de 11,5 mil filmes.

O grande negócio da Netflix chegou ao mercado em 2007, com o lançamento do serviço de streaming. Na época, os assinantes de um plano de US$ 16,99, por exemplo, poderiam assistir a até 17 horas de vídeo. Seis meses depois, as visualização de seriados e filmes pela plataforma online da empresa chegaram à marca de 10 milhões.

De 2008 a 2010, a empresa se focou em estabelecer parcerias com fabricantes de eletrônicos para que seu conteúdo fosse transmitido em outros dispositivos, como videogames, smartphones, tablets e TVs conectadas.

A partir de 2010, a Netflix iniciou seu processo de expansão começando pelo Canadá e, em seguida, pela América Latina, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2011.

A produção de conteúdo original para seu serviço de streaming teve início em 2013, com a estreia do seriado House of Cards. O sucesso foi tão grande que no mesmo ano a empresa lançou outras duas séries: Hemlock Grove e Orange is the New Black.

A série House of Cards venceu o Emmy de Melhor Direção em Série Dramática, em 2013, tornando-se a primeira websérie a ganhar um troféu na maior premiação da televisão dos EUA. No mesmo ano, as séries da Netflix receberam, ao todo, 31 indicações.

No começo de 2016, a Netflix alcançou a marca de 75 milhões de assinantes e chegou a quase todos os países, com exceção de China, Coreia do Norte, Crimeia (região da Ucrânia) e Síria. Nesses locais, os governos não permitem a oferta de serviços prestados por empresas americanas. Segundo dados do último balanço da empresa, a Netflix tinha, no final de março de 2016, 81,5 milhões de assinantes em todo o mundo.

 

Receba os lançamentos

Cadastre o seu e-mail e receba informações de todos os lançamentos da Netflix

Copyright © Lançamentos da Netflix™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.