09 agosto, 2016

Assistir à Netflix é a 2ª melhor coisa para o namoro


Ficar horas seguidas assistindo séries e filmes pode te fazer sentir isolado do mundo. Mas quando esse hábito é compartilhado pelo casal, tem o efeito de fazer as pessoas se sentirem mais conectadas, segundo um estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

A pesquisa entrevistou 259 universitários em relacionamentos sérios. Eles informaram o quão próximos se sentiam dentro do namoro, quanto tempo passavam juntos por semana, quantos amigos em comum possuíam e, finalmente, com que frequência consumiam séries, filmes e livros juntos.

Quanto mais tempo dividindo a telinha, melhor era a qualidade do namoro. E a Netflix era o segundo fator mais importante.

Para os casais cheios de amigos em comum, assistir a séries juntos tinha um efeito positivo, mas bem leve na qualidade do namoro. Mas foi aí que os cientistas encontraram o resultado mais interessante da pesquisa: quando os casais não dividiam um mesmo círculo social, as séries e filmes passavam a ser essenciais para que o namoro desse certo.

Em vez de participar de um mesmo círculo social real, eles passavam a dividir um círculo fictício.

As séries favoritas funcionam como um terreno comum, em que os dois criam laços mais próximos ao teorizar sobre o enredo e amar ou odiar os personagens. A sensação, no final, é a mesma de fofocar sobre amigos de verdade.

Pode parecer uma experiência antissocial, mas os pesquisadores pensam o contrário. Relacionamentos à distância ou casais que se mudam para uma nova cidade sem muitos amigos sentem um impacto negativo enorme por não poderem dividir experiências sociais – o que pode, inclusive, colocar o namoro em risco.

Nesses casos, séries e filmes assistidas em conjunto neutralizam o lado ruim da distância e do isolamento e aumentam a felicidade a dois.

E os efeitos são mais profundos do que simplesmente forçar o casal a passar mais tempo juntos. Na pesquisa, mesmo quem passava um total de horas maior com o parceiro ainda estava mais satisfeito do que aquele que tinha menos tempo, mas escolhia investir em seriados.

Fonte: Exame
 

Receba os lançamentos

Cadastre o seu e-mail e receba informações de todos os lançamentos da Netflix

Copyright © Lançamentos da Netflix™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.