Entenda o final de 'O Poço', novo suspense psicológico da Netflix

‘O Poço’, thriller psicológico que chegou à Netflix sem dúvida está mexendo com a cabeça dos assinantes. Com um roteiro que funciona muito bem, o longa aborda diversos temas, como a desigualdade social, a luta de classes e a fome.

O Poço



O enigmático filme da Netflix chegou nesse momento em que estamos de quarentena para trazer à tona várias discussões sociais. Porém, o seu final está deixando todos intrigados.

Na trama de 'O Poço', a comida é o grande foco, já que uma plataforma desce uma vez ao dia com um banquete completo, entretanto, aos último níveis, ela chega vazia, semelhante a um grande lixão. Entre os "prisioneiros" do poço, Goreng se voluntaria pra passar por esse experimento. Seu objetivo é ficar por um período de seis meses, pra parar de fumar, conquistar um certificado e, finalmente, ler Don Quixote.

Goreng/O Poço
A cada andar vemos dois prisioneiros confinados, que de mês em mês são transferidos de andar (do mais alto ao mais baixo) precisando conviver com presos políticos ou assassinos cruéis.

Durante o filme alguns personagens se mostram como sádicos – que odeiam todos e querem deixar a comida o mais deplorável possível para os níveis abaixo. Enquanto outros aparentam pensar no próximo, querendo ajudar racionando a comida, ideia essa que não é bem aceita.




No decorrer da trama sente-se diante de um estudo de caso, já que a comida é devidamente colocada em uma quantidade que sirva a todos, mas depende dos mais altos ajudarem os mais baixos.

O Poço
Aliás, algumas cenas consideradas fortes e até nojentas, mostram a perspectiva que o diretor quer apresentar, sobre o quão deploráveis as pessoas são quando não sabem o dia de amanhã.

Final Explicado


A grande lição é a mensagem que 'O Poço' quer transmitir. E qual é a mensagem? A pista está escondida no fragmento que o personagem de Goreng encontra quando lê Don Quixote pela última vez. Ao encontrar a garota no último nível do poço, seja uma alucinação ou não.

"O grande homem que era cruel será cruelmente grande e o liberal rico será um mendigo ganancioso. Não deixa o possuidor de riqueza feliz em possuí-lo, mas em gastá-lo. E não em gastá-lo como ele deseja, mas em saber como gastá-lo bem. "

Sendo a garota a mensagem, existindo apenas na mente de Goreng ou sendo real, é a representação do ser humano sem perverter, o ser humano que pode ser virtuoso.

O personagem de Goreng morre no final de 'O Poço'? 


Que ele morre é claro. Que ele conhece Trimagasi (seu primeiro companheiro de nível) é a prova de que precisamos. Então a questão é: quando exatamente ele morre? Goreng e Baharat certamente morreram na batalha final com o último casal. Obviamente, o filme chega a um ponto em que joga misturando realidade e alucinação.

Trimagasi/O Poço


A Figura da Menina


Na hipótese da menina estar viva e que a personagem de Miharu seja sua mãe, a administração se mostra perversa, permitindo que as crianças sofram, mentindo, tentando resolver problemas com estratégias que não funcionam.

A garota pode também não existir, vivendo na mente de Goreng. Ele quer acreditar que há esperança,  acreditar na loucura de Miharu. Porque Miharu, louca ou não, é tomada como real para encontrar e proteger sua filha. Já lhe ocorreu que talvez a personagem de Miharu esconda a garota no último andar e lhe traga comida, daí suas constantes viagens pela plataforma?



Miharu/O Poço


Esse é daqueles filmes nada esquecível que vai gerar discussão, e claro terá várias interpretações. Algumas pessoas vão gostar, outras vão ficar pensativas e outras vão odiar!




Assista o trailer: