Confira abaixo a explicação com spoilers do filme. Nos siga no Instagram para receber mais dicas e lançamentos.
![]() |
Reprodução/Netflix |
'Estou Pensando em Acabar com Tudo' é um filme de Charlie Kaufman, conhecido por fazer filmes não convencionais. Os roteiros de Quero Ser John Malkovich (1999), Adaptação (2002) ou Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004) são testemunhas evidentes de sua inventividade estético-narrativa.
'Estou Pensando em Acabar com Tudo' adapta o romance do canadense Iain Reid, sobre uma jovem que depois de seis ou sete semanas de relação com Jake já cogita seriamente terminar o namoro, mas ainda assim aceita viajar no meio de uma tempestade de neve para conhecer a fazenda dos sogros. A todo momento a jovem frisa que precisa retornar no dia seguinte.
![]() |
Reprodução/Netflix |
Explicação
'Estou Pensando em Acabar com Tudo' pode ser um tanto confuso pela não linearidade de tempo que passa e por sua pretensão em mostrar as alegorias ao narrar a história.
A jovem Lucy chega à casa dos pais de Jake para um jantar. O encontro começa a trazer situações 'bizarras' como, os pais de Jake envelhecendo em cada cena, sua sogra que ri de maneira incontrolável e apresenta uma irritação no ouvido. O cachorro que se balança como se estivesse molhado. Enfim, coisas estranhas são a todo momento apresentadas. Além disso, um zelador em uma escola sempre é mostrado entre as cenas, demonstrando uma ligação com toda a história.
![]() |
Reprodução/Netflix |
Em diversos momentos do filme, percebe-se que Lucy está presa no tempo. Uma cena em destaque que comprova isso, é quando no retorno decidem parar em uma sorveteria e ela conversa com uma "versão" mais nova de si mesma.
Vale ressaltar, que por mais que existam personagens diversos na história, a trama se concentra no casal Jake e Lucy, podendo os demais serem um representação deles mesmo, em tempos diferentes, por isso esses personagens não ganham nome.
É como se o filme quisessem transmitir subliminarmente que "mudamos tanto, que às vezes nem nos reconhecemos". O fato de não termos a mesma atriz interpretando ela mesma reflete isso, e as marcas no braço de sua versão mais jovem diz sobre alguns momentos ruins que passamos e nem nos lembramos mais.
![]() |
Reprodução/Netflix |
Mais uma prova da passagem de tempo, é que Lucy é citada em diferentes cenas como "garçonete" (que pode representar sua versão mais jovem), pintora, estudante de física quântica e até mesmo gerontológica.
O filme é sobre relacionamentos
Além de toda essa abordagem sobre o tempo, a trama busca falar sobre relacionamentos, seu próprio título 'Estou Pensando em Acabar com Tudo' propõe isto.
Na cena inicial, Lucy fala que as pessoas mantém relacionamentos nocivos por ser mais fácil, que é uma física básica e que para terminar, precisa de determinação.
Isso prova que as pessoas tendem a ficar em relacionamentos ruins por boa parte ou toda a sua vida, como os personagens centrais e os pais de Jake.
![]() |
Reprodução/Netflix |
Em uma das cenas, Lucy declama um poema seu, falando sobre como é terrível voltar para casa e ter uma esposa, ou a solidão em forma de esposa esperando por você.
Lucy acaba sendo a personificação da solidão em forma de esposa. Isso é comprovado pelas discussões que eles começam a ter e como Lucy nunca consegue finalizar a frase 'Estou Pensando em Acabar com Tudo'.
A cena que mostra repetidas vezes ela descendo da escada, ou o cachorro diversas vezes se secando da neve, ressalta como ela ficou presa no tempo e nunca conseguiu acabar com isso.
Final
Ao final do filme temos o encontro de Lucy com o zelador da escola, que representa Jake mais velho. Nesse momento, através de uma pesada discussão, descobre-se que ela teve um ex-namorado antes de dele, representado no filme por uma dança alegórica.
Essa cena final pode ser interpretada como se o ex de Lucy representasse uma versão mais nova de Jake, por quem ela se apaixonou. Mas ele também vem como uma figura que rouba ela de toda essa levasse do primeiro amor.
![]() |
Reprodução/Netflix |
Essa versão ruim do Jake na figura do zelador pode representar aquilo que Lucy vivia no decorrer do relacionamento, matando a versão que ela outrora amou.
Tudo em 'Estou Pensando em Acabar com Tudo' é sobre a não linearidade do tempo e como Lucy está presa nessa nocividade.
As estranhas ligações em determinadas cenas, é como se fosse uma mensagem dela mesma gritando, sufocada em seus pensamentos.
![]() |
Reprodução/Netflix |
'Estou Pensando em Acabar com Tudo' finaliza-se mostrando como o tempo passa sobre nós, e como decisões ruins e relacionamentos nocivos podem roubar a vida, deixando-a em dias frios, em constante nevada.
3 Comentários
kkk mais errado impossível...
ResponderExcluirinterpretação errada.
ResponderExcluirQuase desisti, mas valeu a pena. Com a explicação, agora tudo faz muito sentido! ��
ResponderExcluir